Slow Fashion

A MMassucci é uma empresa que valoriza o Slow-fashion
mas o que é isso?
 
Marcas que buscam atuar com responsabilidade, ética e sustentabilidade ganharam força nos últimos anos.
Temos como objetivo conscientizar as pessoas sobre o verdadeiro custo das roupas e acessórios e os impactos que elas podem causar no planeta. O slow fashion é o combate ao consumo desenfreado da moda.
A moda sustentável começa a ser desenvolvida para que exista uma conscientização sobre os impactos negativos que produções de massa podem trazer ao meio ambiente.
Ela incentiva o consumo consciente, fazendo o consumidor pensar em toda cadeia produtiva da moda antes de comprar uma peça, como, por exemplo, adquirir produtos sustentáveis que têm uma vida útil mais longa.
 
Redução do desperdício
Segundo um estudo da Environmental Health, divulgado em dezembro de 2018, cerca de 85% das peças de vestuário consumidas pelos norte-americanos vão parar em aterros sanitários. Isso se deve especialmente ao fast fashion, pelas razões que já mencionamos, em especial o apego ao descarte rápido.
Logo, uma das maiores vantagens do slow fashion é justamente a redução de desperdícios. Ele também é responsável por levantar a bandeira de consumo sustentável de peças feitas por meio de processos mais ecológicos, através da reutilização maior do vestuário. Inclusive, incentiva as aquisições de segunda mão, evitando assim o descarte dos itens de maneira precoce.
 
Incentivo aos negócios locais
O slow fashion veio causar uma profunda ruptura no modelo de produção em série. Há um incentivo por parte do movimento de negócios locais e independentes, impactando as comunidades locais ao prover mais oportunidades de trabalho e valorizando a produção dos pequenos produtores.
Ou seja, a ideia é ter uma sociedade mais igualitária em termos de oportunidades, mesmo para os pequenos empresários, descentralizando o poder da mão de poucos e grandes grupos. Além, é claro, de permitir um maior desenvolvimento criativo e valorizar as culturas locais, promovendo uma experiência única ao cliente.
 
Maior conscientização
A prática da consciência também está entre os objetivos do slow fashion. Isso significa que vários setores da vida em sociedade serão trabalhados, bem como as individualidades serão mais respeitadas e valorizadas.
O fato do movimento prezar por um cuidado maior com o meio ambiente e com as próprias pessoas, incentiva uma ação mais responsável. Ou seja, é cada vez maior o número de pessoas levadas a ter aspirações de mudar o mundo de maneira criativa e inovadora, refletindo isso para o seu entorno.
 

Carregando Ambiente Seguro